Que tal 5 dicas para abrir empresa em Curitiba? Se você sonha em abrir seu negócio e deixar de trabalhar para outras pessoas e tem dúvidas de como abrir sua empresa, fique tranquilo que iremos te explicar tudo.
O primeiro passo para abrir uma empresa é fazer um bom planejamento, para que tenha sucesso na sua empresa, porque quem planeja tem mais chances de dar certo, concorda?
Artigos que também podem lhe interessar:
Hoje vamos te explicar passo a passo como abrir empresa em Curitiba, com 5 dicas muito práticas para você tiras sua empresa do papel e colocar em prática. Mas antes de falar sobre as 5 dicas para abrir empresa, vamos tirar algumas dúvidas, ok?
Aproveite e boa leitura!
Curitiba é a capital do estado do Paraná e sede administrativa do estado, com a maior população no estado, cerca de 1.933.105 de habitantes, concentra um enorme potencial econômico e financeiro.
Ocupa o ranking de 8ª maior população do Brasil, se destacando com um grande polo econômico com muitas oportunidades para quem quer empreender em Curitiba.
Curitiba tem um PIB de R$ 85 bilhões, sendo a 5ª cidade mais rica do Brasil, com uma renda per capita de R$ 45 mil, aproximadamente.
Curitiba é considerada um dos polos de tecnologia do país, devido um grande número de empresas de tecnologia e informática sediadas no município.
Além disso, Curitiba concentra a maior porção da estrutura do governo do estado e sedia importantes empresas de comércio, serviços e financeiro. Com um parque industrial de 43 milhões de metros quadrados.
A região metropolitana de Curitiba atraiu grandes empresas como: Elma Chips; Sadia; ExxonMobil; Mondelez; Siemens; Johnson Controls e HSBC. E também famosas companhias locais, como: O boticário; Positivo informática e Vivo.
Tudo isso faz de Curitiba uma ótima cidade para empreender, porque por aqui tem todos os ingredientes necessários para ganhar dinheiro, muitos consumidores e muito dinheiro circulando.
Antes de começar os preparativos para abrir sua empresa, você precisa elaborar o seu planejamento, o famoso plano de negócios, no planejamento você irá definir cada passo necessário para abertura do seu negócio.
Mas afinal, porque isso é importante? Logo abaixo iremos demonstrar como é importante você criar seu plano de negócios para ter sucesso na sua empresa, vamos aos principais pontos:
Essas são perguntas importantes para serem respondidas no seu plano de negócios, e volto a dizer que é muito importante ter esse planejamento pronto antes de abrir uma empresa.
Outro detalhe importante antes de abrir sua empresa é escolher o tipo de empresa ideal para seu negócio, mas nesse momento você deve estar se perguntando qual o tipo de empresa?
Calma, vamos te explicar tudo, existe vários tipos de empresa disponíveis para escolher, mas cada um tem particularidades específica e nessa hora você precisa contar com o contador para escolher o melhor tipo para abrir empresa em Curitiba.
O tipo de empresa vai ser definido de acordo com a atividade que você vai escolher trabalhar, podendo ser atividades de comércio varejista, atacadista, prestação de serviços, indústria e até outros setores.
Agora chegou de escolher a natureza jurídica para abrir uma empresa em Curitiba, mas afinal de contas o que é natureza jurídica?
Natureza jurídica nada mais é do que o formato jurídico de empresa que você vai escolher para seu negócio, podendo ser, por exemplo: empresário individual; Eireli; sociedade empresária limitada (Ltda); sociedade simples; MEI, sociedade limitada unipessoal e ainda outros formatos de natureza jurídica, mas esses são os mais comuns.
Para escolher a melhor natureza jurídica para sua empresa, o ideal é consultar seu contador, porque ele é o profissional capacitado para te orientar na abertura de empresa.
Logo abaixo vamos te explicar como funciona cada tipo de natureza jurídica para você entender como funciona cada uma, acompanhe:
Essas são as opções mais usadas para abrir empresa em Curitiba, o ideal é sempre consular seu contador para te orientar a escolher a melhor opção.
A tributação de uma empresa pode determinar o sucesso ou fracasso do negócio, por isso é muito importante fazer a escolha certa, existe várias opções de tributação, vamos te explicar com detalhes como funciona cada uma delas, segue abaixo:
Essas são as principais opções de tributação para escolher ao abrir uma empresa em Curitiba.
Uma dica importante antes do iniciar a abertura de empresa é organizar os documentos e informações necessários para formalizar o processo de abertura de empresa em Curitiba, logo abaixo segue uma lista de documentos e informações obrigatórias:
Com esses documentos e informações podemos começar o processo de abertura de empresa em Curitiba.
Agora chegou a hora mais esperada, vamos as 5 dicas para abrir empresa, vamos te mostrar os passos para solicitar a abertura do negócio próprio em Curitiba, acompanhe:
Esses são 5 passos básicos para abrir empresa em Curitiba-PR, mas o ideal é que você contrate uma contabilidade para abrir sua empresa e dessa forma evitar perda de tempo e dor de cabeça.
Mas se entender que tem o conhecimento necessário para abrir uma empresa, faça você mesmo os procedimentos indicados acima. E na dúvida fale com um contador para te ajudar.
Para empresas de comércio, indústria, transporte interestadual e comunicação, logo após abrir empresa em Curitiba, será necessário solicitar a inscrição estadual junto a secretária de fazenda do Paraná, SEFAZ.
A inscrição estadual é obrigatória para o devido funcionamento dessas atividades mencionadas acima, sem a inscrição estadual não será possível fazer a emissão de nota fiscal, seja de compra ou venda de mercadorias, assim como serviço de transporte interestadual e comunicação.
Para solicitar a inscrição estadual, você deve acessar o portal da secretária de Fazenda, SEFAZ do seu estado e solicitar a inscrição, na dúvida fala com um contador.
Para empresas de prestação de serviços diversos, logo após abrir empresa em Curitiba, será necessário solicitar a inscrição municipal junto a prefeitura de Curitiba.
A inscrição municipal é obrigatória para o devido funcionamento dessas atividades mencionadas acima, sem a inscrição municipal não será possível fazer a emissão de nota fiscal de prestação de serviços.
Para solicitar a inscrição municipal, você deve acessar o site da prefeitura de Curitiba e solicitar a inscrição, na dúvida fala com um contador.
Logo após abrir CNPJ em Curitiba, será necessário comprar o certificado digital e um sistema de nota fiscal para sua empresa, sem esses 2 itens sua empresa não conseguirá faturar e a contabilidade também necessita do certificado digital para enviar as obrigações fiscais da sua empresa.
Sem o certificado digital da empresa, não é possível cumprir com as exigências do governo e sua empresa será penalizada com multas e autuações por omissão de informações que só podem ser enviadas com o certificado digital.
E o sistema de emissão de nota fiscal é obrigatório para conseguir emitir as notas fiscais das vendas para seus clientes, sem a nota fiscal sua empresa fica inoperante para com governo e clientes.
Mas fique calmo, temos uma boa notícia, nós somos especialistas em certificação digital e sistema de nota fiscal, podemos te ajudar com isso, todos os nossos clientes podem contar com nossas soluções e assessoria para conseguir o certificado digital e a nota fiscal.
Você pode facilitar muito sua vida contratando uma contabilidade online em Curitiba, caso ainda não tenha ouvido falar, a contabilidade online tem um modelo de atendimento onde acaba com a burocracia da empresa.
Veja logo abaixo, algumas vantagens de contratar uma contabilidade online para cuidar da sua empresa, acompanhe:
Faça como centenas de empresas em todo Brasil, contrate agora mesmo nossos serviços de contabilidade online e veja a burocracia da sua empresa acabar de uma vez por todas.
Simplificamos a contabilidade para facilitar sua vida!